segunda-feira, 16 de maio de 2011

DICAS PARA DIVULGAR SEU ARTESANATO

Olá pessoal...
Para ajudar algumas amigas artesãs que tem dúvidas de como divulgar seu trabalho no mundo real e virtual, abaixo algumas dicas:











O segredo é divulgar. 


Primeiro, é bom começar pelas ferramentas gratuitas que a internet oferece. Criar um blog, um álbum de fotos virtual e participar de comunidades pode ser o início. O Blogger, do Google, e o Flickr, do Yahoo!, são muito usados por crafters que estão começando. Nos dois casos, não é permitido ter loja virtual, mas você pode aproveitar o espaço para mostrar seu trabalho e estabelecer contatos. À medida que o negócio engrenar, você pode montar um site próprio – que é a melhor forma de garantir vendas pela web.

Outra possibilidade é se cadastrar em sites que funcionam como lojas virtuais, como o Etsy e o Elo7. Estes sites são específicos para venda de produtos handmade. Mediante pequenas taxas, você ganha uma loja virtual, com toda a infra-estrutura de pagamentos e publicidade.

Outra boa forma de conseguir visibilidade é visitando outros blogs e álbuns virtuais, deixando comentários sinceros e com conteúdo. Geralmente, quem recebe um comentário se interessa e procura saber mais sobre quem está visitando o seu próprio blog ou álbum. Pode ser o início de um contato que acabará em venda, nunca se sabe.

Fora do mundo virtual, uma boa forma de começar a vender em maior escala é procurando pequenas lojas que vendam produtos na mesma linha dos seus. Fale com o proprietário ou gerente, mostre as suas peças e ofereça uma parceria. A maioria dos crafters com mais experiência não gosta de trabalhar no sistema de consignação, por ficar com capital e produtos empatados. O ideal é negociar uma pequena venda, para que o comerciante teste o real alcance do que você está oferecendo.

Outra possibilidade é encontrar vendedoras informais que vendam produtos relacionados e oferecer comissão para que elas revendam as suas peças. Pessoas que vendem Natura, por exemplo, podem se interessar em aumentar o leque de ofertas com nécessaires ou bolsas handmade. Salões de beleza e clínicas de estética também podem ser locais para começar a vender. Alguns mantêm, inclusive, pequenas lojinhas, para comércio de produtos.

Além disso, não existe nada melhor do que a propaganda boca a boca. Clientes satisfeitos vão espalhar a notícia de que compraram algo ótimo e vão acabar indicando você. Mas, como em todo negócio, é preciso dar tempo ao tempo. Não vai ser da noite para o dia que suas vendas vão crescer explosivamente. É preciso muito trabalho, paciência e persistência para conseguir vencer como empreendedor.



Fonte: http://www.bananacraft.com/blog/parapensar/2009/06/22/como-divulgar-o-seu-trabalho-artesanal/

Um comentário:

  1. Oi Andréa, adorei as dicas, muito boas. Faltou os bazares e feirinhas que também são ótimos para vendermos. Obrigada,beijos!

    ResponderExcluir

VEJA TAMBÉM:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...