sábado, 30 de abril de 2011

2° DICA DE REDUÇÃO (3 R'S)

CONSUMO CONSCIENTE


Substitua a gravação de arquivos do seu computador em CD-R pelos CD-RW (regraváveis), que podem apagar e regravar várias vezes. 
Melhor ainda, prefira os pen drives: além de práticos de transportar, eles podem regravar e apagar os arquivos ilimitadamente. Você reduz muitos Cds que acabam indo para o lixo, quando não precisar mais daqueles arquivos que foram gravados.



BLOG DE CARA NOVA


Foram feitas alterações para o blog ficar mais leve, interativo e atualizado.
Espero que gostem das mudanças.


Novidades e Atualizações
*A GALERIA RECICLADOS E BISCUIT foram atualizadas (agora com mais imagens).
*A AGENDA trará informações dos eventos que estarei participando e também eventos importantes e interessantes.
*Em EVENTOS estão fotos das minhas participações em feiras, oficinas, aulas, programas e etc.(atualizada com mais imagens)
* A página PUBLICAÇÕES  contém  as revistas das quais já participei.
* Em VÍDEOS estão os pap's que fiz em programas de artesanato como Ateliê na TV e Artesanato sem Stress.

Confiram e deixem seu comentário. Sua opinião é muito importante.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

2° DICA DE REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS (3 R'S)

BOLO DE CASCA DE ABACAXI

Ingredientes:
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras 9chá) de caldo de casca de abacaxi
2 xícaras (chá) de açúcar
Modo de preparo:
Para obter o caldo de casca do abacaxi, retire sua casca e ferva com 4 xícaras (chá) de água por cerca de 20 minutos. Reserve. Bata as claras em neve, misture as gemas e continue batendo. Misture aos poucos o açúcar e a farinha de trigo, sem parar de mexer. Acrescente o fermento e uma xícara de caldo de casca de abacaxi. Misture bem e asse em forma untada e forno moderado. Depois de assado, vire em um prato e, ainda quente, fure com um garfo e jogue o restante do caldo e da casca do abacaxi com 1 colher (sopa) de açúcar.
DICA:
O abacaxi é rico em fibras e vitamina C.

Espero que gostem e experimentem.

Beijos

quarta-feira, 27 de abril de 2011

PAP - ATELIÊ NA TV (BORBOLETAS COM PET E COLORGIN)

Já está disponível o vídeo do PAP das Borboletas feitas com PET e Colorgin Plástico no Programa Ateliê na TV. 




NÃO DEIXEM DE ASSITIR O VÍDEO.

Um beijão para toda equipe, um carinho especial para Jamille e Gabriela. Um grande abraço para o Dotan. 

Para quem trabalha com plásticos em geral sabe a dificuldade que é encontrar uma tinta que funcione bem com este tipo de material. A Colorgin Plástico foi um achado. Cobre bem, dá para trabalhar com diversas técnicas e fazer o que a imaginação mandar. 

COM COLORGIN TÁ FÁCIL.

Confiram toda a linha de produtos e muitos trabalhos e dicas no hotsite: http://www.fizcomcolorgin.com.br.

BEIJOS


domingo, 24 de abril de 2011

FELIZ PÁSCOA


QUE O COELHINHO DA PÁSCOA TRAGA MUITOS OVOS CHEIOS DE ALEGRIA, PAZ, REALIZAÇÕES, SAÚDE E TUDO QUE DESEJAREM.

BEIJOS E BOM DOMINGO

III CONCURSO WR CONSCIENTE - A ITÁLIA E SEUS ENCANTOS

 EU VOU PARTICIPAR.


A WR São Paulo Feiras e Congressos lança oficialmente o III Concurso de Arte Consciente, cujos resultados e premiação serão apresentados na Mega Artesanal 2011, que será realizada de 28 de junho a 03 de julho de 2011, no Centro de Exposições Imigrantes, localizado na Rodovia dos Imigrantes, km. 1.5, em São Paulo, SP. 
O presente concurso é gratuito e aberto à participação de qualquer pessoa que esteja apta a confeccionar trabalhos  manuais  elaborados  com  materiais recicláveis e que aceite as normas contidas no regulamento no link:  http://www.megaartesanal.com.br/Images/Regulamento_WR_CONSCIENTE_2011.pdf





  

1° DICA DE RECICLAGEM (3 R'S)

Olá pessoal...
Quando comecei as postagens das dicas dos 3 R's imaginei: será fácil, afinal este é o assunto do momento. Um grande engano. Existe muito material equivocado e de pouca utilização pela internet. Mas pesquisando e procurando vou tentando mantê-las informadas.


Vamos tratar aqui dos recicláveis mais encontrados no lixo doméstico.
Quais são recicláveis ? E quais não são ?
Veja alguns exemplos.


Papel : Aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelopes, fotocópias, folhetos, impressos em geral.
Não são : adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados, plastificados.

Metal :
Latas de alumínio (ex. latas de bebidas),
latas de aço (ex. latas de óleo, sardinha, molho de tomate),
tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros...
Não são : clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas e pilhas.

Plástico : Tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes.
Não são : cabos de panela, tomadas, embalagens metalizadas (ex. alguns salgadinhos), isopor, adesivos, espuma.

Vidro : Podem ser inteiros ou quebrados.
Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos, embalagens.
Não são : espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.



DICA


.* Separar o lixo seco de todos os restos orgânicos: um copo sujo de cafezinho pode inutilizar quilos de papel limpo - e reciclável.


Fonte:  http://www.natureba.com.br/materiais-reciclaveis.htm

sexta-feira, 22 de abril de 2011

1° DICA DE REDUÇÃO (3 R'S)

Olá minha gente...


Uma dica linda, chic e totalmente ecológica. Pensando na redução do uso das sacolas plásticas. Uma companheira para todas as ocasiões.
Fiquem de olho que teremos muitas dicas por aqui.


FUROSHIKI - BOLSA ECOLÓGICA


O furoshiki é a arte tradicional de embrulho japonês, através da utilização de um tecido quadrado este possibilita embrulhar qualquer objeto. Surgiu durante o Período Edo quando os senhores feudais frequentavam os banhos públicos, cada um carregava seu vestuário embrulhado no furoshiki, por sua vez cada furoshiki era identificado com o brasão da família. Durante o Período Edo havia muitos incêndios com isto o furoshiki servia como uma mala de mudança,os objetos embrulhados eram carregados nas costas e cabeça.

O tamanho do furoshiki este simples tecido quadrado pode variar de acordo com o objeto a ser embrulhado, o tipo de tecido do furoshiki pode ser desde um algodão, tecido sintético, orgânico até um tecido mais delicado como a seda.
Mas após a Segunda Guerra Mundial, o furoshiki começou a perder sua popularidade, por conta das sacolas plásticas, com isto no Japão a Ministra do Meio Ambiente Yuriko Koike lançou a campanha Mottainai Furoshiki onde engloba o conceito dos 3 R´s reutilizar, reduzir e reciclar, seu objetivo foi de resgatar e incentivar o uso do furoshiki como eco-bag, para substituir o uso de sacolas plásticas.

Não deixem de assistir o vídeo.



DICAS DE MODELOS









Fonte: http://blog.muhle.com.br/furoshiki
         http://www.tudoedimais.com/2009/12/furoshiki-na-moda-e-ecologicamente.html
  

quinta-feira, 21 de abril de 2011

1° DICA DE REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS (3 R'S)

Muitas vezes não percebemos mas, todos os dias, deixamos de consumir uma quantidade considerável de vitaminas presentes nos alimentos. Casca de ovo, sementes de abóbora, etc. Inúmeros são os exemplos de “restos” de alimentos de alto teor vitamínico que, na preparação de refeições, acabam indo parar na lata de lixo. 



Pó de Casca de Ovo

Ao utilizar ovos, procure sempre guardar suas cascas que podem trazer diversos benefícios, inclusive na prevenção da osteopenia e osteoporose. Sua deficiência também pode causar agitação, unhas quebradiças, propensão a cáries, depressão, hipertensão, insônia, irritabilidade, dormência no corpo e palpitações.


O cálcio presente no pó da casca de ovo pode ser uma fonte adequada para suprir as necessidades de cálcio do organismo.



O corpo absorve apenas cerca de 500 mg de cálcio por vez; portanto, a ingestão de cálcio deve ser distribuída ao longo do dia. A vitamina D é essencial para a absorção desse nutriente. Tome sol para garantir sua quota. Ela é sintetizada na pele quando tomamos sol e possibilita a absorção de cálcio nos intestinos. Meia hora de exposição por dia, com o mínimo de roupa ou sem ela, é suficiente para as pessoas de pele clarinha; as mais morenas precisam duas ou três vezes mais tempo.


Modo de preparo do pó da casca de ovo:

- Lave-as muito bem. Deixe-as de molho em água com vinagre por 10 minutos, para matar os possíveis germes.

- Torre-as no forno alto por uma hora. Em seguida, triture as cascas no processador, no liquidificador, ou soque com um pilão até obter um pó bem fininho. Quanto mais fino, melhor.

- Depois de trituradas, peneire-as e guarde o pó em um recipiente seco e limpo, tampado e protegido do calor. Não é necessário deixá-lo refrigerado, pois do ponto de vista da preservação do cálcio, é irrelevante. Bem armazenado, o pó dura em média 3 meses.

É indicada a ingestão de uma colher de chá rasa do pó por dia.
O cálcio é melhor absorvido em um meio ácido. Portanto, para otimizar o aproveitamento do cálcio presente no pó da casca de ovo, pingue algumas gotas de limão ou vinagre sobre o pó antes de consumí-lo. Isso irá desmanchar a estrutura microscópica que prende o cálcio.
Uma casca de ovo contém 2.400 mg de cálcio, um copo de leite 290 mg, uma xícara de agrião cozido 300 mg.

O pó da casca de ovo serve como fonte complementar de cálcio, nutriente importante para o crescimento e na recuperação da saúde após uma doença, na gravidez e amamentação e para as pessoas idosas.

OS TRÊS R'S

ESTE ARTIGO FOI EDITADO E RETIRADO DO SITE "SER MELHOR.COM" (www.sermelhor.com).
PODE PARECER EXTENSO, MAS VALE A PENA DEDICAR UM TEMPINHO E LER.

Reduzir, reutilizar e reciclar. Os três R's que podem fazer uma enorme diferença para o bolso e para o meio ambiente. O problema é escapar do lugar comum da maneira "moderna" de se viver.

Coisas muito simples podem ser feitas para diminuir o impacto ao meio ambiente proveniente de nossas ações, mas simples não quer dizer que seja fácil de se fazer. O fato é que para isto é necessário conscientização e vontade.

REDUZIR

Reduzir significa avaliar tudo que consumimos atualmente, avaliar o que é importante e o que é absolutamente supérfluo e procurar reduzir estes últimos, além de verificar a qualidade do que se compra e se sua quantidade é suficiente ou exagerada. Um exemplo muito bom são certos chocolates finos. Se você for a uma loja verá que eles são caríssimos mas perceba a quantidade de material para a embalagem eles utilizam! Uma embalagem bonita pode fazer o chocolate valorizar 30% ou 40%, sendo que seu gosto não será alterado em nada. Toda esta embalagem acaba indo parar no lixo.

A quantidade do que se compra também é importante. Não adianta lotar a geladeira de compras, ou por medo de que falte ou por causa da promoção, pois geralmente uma boa parte se estraga e vai para o lixo. Compre em quantidades que você saiba que conseguirá consumir e não faltará nem sobrará. A qualidade dos produtos também é importante pois muitas vezes comprar aquele produto em oferta mas de “origem duvidosa” resulta em desastre, ou porque ele não dura muito ou porque é tão ruim que você se vê obrigado a joga-lo fora!
Falar então em reduzir significa rever o que é importante para o nosso consumo, sua quantidade e o que é muitas vezes apenas uma maneira de nos impor na sociedade como status. Reduzir será uma das tarefas mais difíceis dos três R's.

REUTILIZAR

Lembra daqueles copos de requeijão que acabavam fazendo parte dos utensílios domésticos? Este é um exemplo clássico da reutilização. Reutilizar significa dar um novo uso para as coisas, evitando que estas virem lixo. Reutilizar os potes de margarida como recipientes para congelar alimentos, utilizar canecas rachadas como míni vasos, fazer sacolas utilizando garrafas PET, aproveitar os dois lados das folhas de papel são algumas idéias da reutilização de materiais. Mas quem pensa que reutilizar coisas é algo “démodé” ou brega está redondamente enganado. Vários ateliês já utilizam o conceito de reutilização para desenvolver novas peças, tanto decorativas quanto utilitárias. Se você der uma volta na Vila Madalena, por exemplo, vai encontrar vários ateliês que trabalham com este tipo de material. Uma idéia que também pode render uma graninha extra e ainda evitar mais produção de lixo.
Mas a reutilização não é exclusiva dos materiais e embalagens. A água é outro elemento que deve ser reutilizado. A água que sobra da lavagem das roupas, por exemplo, pode ser utilizada para lavar o quintal, a água da lavagem dos vegetais pode ser reaproveitada para regar o jardim ou os vasos de plantas e a coleta da água da chuva também pode ser usada para lavar o carro, quintal e regar as plantas. Apenas lembre-se de tampar bem os recipientes à fim de evitar criadouros para o mosquito da dengue.
O reaproveitamento dos alimentos pode se dar pela utilização das sobras para se fazer adubo orgânico ou mesmo utilizar partes que antes eram jogaras fora, como as cascas de batata, banana, talos de legumes e etc. em receitas inusitadas e diferenciadas.

RECICLAR


Finalmente chegamos ao último dos R's, mas nem por isto o menos importante. Reciclar todo mundo já sabe o que é, e aliás, aqui no site existem textos que falam mais detalhadamente sobre isto. Reciclar é a solução para aquilo que não pode ser reutilizado e mesmo dependendo do tipo de material a reciclarem ainda não é a solução.
Mas reciclar envolve uma rede um pouco maios, pois para isto precisamos primeiro de postos de coleta que destinem corretamente o material, depois precisamos da conscientização das pessoas para recolherem separarem e levarem até os postos o lixo que pode ser reciclável.

CONCLUSÃO

Em resumo os três R's são um conceito muito importante, tanto para termos em mente quanto para exercitarmos. Eles não estão nesta ordem à toa. A idéia é reduzir ao máximo a produção de lixo para evitar, além da degradação do ambiente pela extração dos materiais, evitar a degradação também pelo depósito do lixo gerado. Para isto devemos atacar as duas pontas da cadeia, a produção (envolve comprar menos e melhor) e a destinação (envolve transformar o lixo em novas coisas). Reduzir, Reutilizar e Reciclar, apesar de ainda hoje serem atitudes voluntárias de algumas pessoas, já dão mostras de serem as atitudes inevitáveis a se seguir no futuro. A escassez de material para se produzir, a poluição do ar e da água, a falta de energia e outros fatores nos estão levando a um caminho que a muito já havíamos esquecido, o de que tudo um dia acaba, por maior que seja sua quantidade.

Estarei postando dicas de como reduzir, reutilizar e reciclar.
Vamos fazer nossa parte e ajudar ao nosso planeta.

Beijos e até breve.

PROJETO BORBOLETAS AZUIS

Esse mês tem sido recheados de surpresas, alegrias e realizações.
Montei um projeto de voluntariado que foi apresentado junto ao Grupo Espírita André Luís (GEAL) para ser implantado com os projetos sociais já realizados por eles. 


O projeto se chama: 
"Borboletas Azuis - Reciclando e transformando vidas."


O projeto visa oferecer a oportunidade de cada um realizar novas conquistas através de seu esforço, dedicação, alto estima e confiança.
A ajuda material é necessária, mas devemos pensar na formação do indivíduo para assim conseguir suprir e enfrentar suas dificuldades com a força do seu trabalho conquistando sua indepêndencia.
O projeto prevê: sustentabilidade ambiental, geração de renda, mobilização das pessoas em prol de um bem comum, solidariedade, união e caridade.
Podemos dizer: “CARIDADE NÃO É DAR O PEIXE, E SIM ENSINAR A PESCAR.”

Com a capacitação conseguida com as aulas, os participantes poderão ser multiplicadores do projeto repassando as técnincas para outras pessoas.

A intenção é de que as habilidades ensinadas façam com que eles tenham um novo olhar sobre os materiais recicláveis e façam objetos para o próprio uso e para comercialização. E ainda auxiliar a preservação do meio ambiente.

Estou muito feliz, pois ontem fui informada que vamos dar o ponta pé inicial para por o projeto em prática. O projeto foi aceito e será implantado junto as famílias apoiadas pelo grupo.

Será muito gratificante, com certeza.

Obrigado meu Deus por mais esta oportunidade.

Beijos a todos...


segunda-feira, 18 de abril de 2011

GRUPO ECO-ARTESÃS


Grupo de Artesãs movidas pelo amor a arte e a preservação do nosso meio ambiente.
Artesãs envolvidas e comprometidas com o meio ambiente.
Fazem parte do Grupo Carla Pessoa, Wanda Fornazieri e Paula Oliveira.
Visitem o blog, tem muitas dicas, muitas informações e muito mais.



domingo, 17 de abril de 2011

MEGA ARTESANAL AÍ VOU EUUUUUUUUUUUUUUUU...

Olá...Olá...Olá...

Presença confirmada na Mega Artesanal 2011...
uhuuuuuuuuuuuuuuu
Mais um sonho realizado.
Estarei expondo meus trabalhos.
Em breve mais informações.
 Vocês não podem perder a maior feira de artesanato do Brasil
.



sexta-feira, 15 de abril de 2011

PROMESSAS...QUE SERÃO CUMPRIDAS...

A partir de hoje estarei postando um PAP por semana, dicas de reciclagem, dicas úteis e sempre atualizando as novidades.
FIQUEM ATENTAS.

Começaremos postando o PAP da peça abaixo (Espírito Santo com material reciclado) nos próximos dias.
NÃO PERCAM.


Um grande beijo a todos...
Até breve.


PAP - ATELIÊ NA TV

Oláaaaaaaaaaaaaaa...

O programa foi ao ar ontem e fiquei feliz com a repercussão. Agradeço aqueles que entraram em contato pelo carinho.
Segue abaixo o link para o vídeo do programa Ateliê na TV que foi ao ar ontem dia 14/04/2011 com o PAP do Porta retrato com flores de PET.
Espero que gostem.
Outro programa com mais um PAP irá ao ar no dia 26/04/2011. Assim que o vídeo estiver disponível coloco aqui no blog para vocês.
Um grande beijo

quarta-feira, 13 de abril de 2011

ATELIÊ NA TV


Tem acontecido muitas coisas boas na minha vida, graças a Deus.
Fui convidada para participar do programa Ateliê na TV para demostrar peças com os produtos da Colorgin.
Tudo correu muito bem. A equipe de produção é maravilhosa.
Agradecimento especial a Jamille e a Gabriela. Obrigado pelo carinho e atenção.
Espero que essa seja a primeira de muitas participações.
O programa irá ao ar no dia 14/04 (quinta-feira) no canal Rede Vida as 20:30 hs.
Espero que gostem.

Beijos

sexta-feira, 8 de abril de 2011

OLHA EU AQUI...

Olá pessoal...eu não desapareci não...rsrsrsrs
Bom, foi quase isso né, afinal não apareço por aqui a muito tempo. Mas foi por um bom motivo, só que contarei depois com maiores detalhes.
Estou voltando com muitas novidades, lançamentos, novas parcerias. Voltando com todo gás e força total.
Senti muita falta de vocês e do mundo do artesanato. A vida nos prega algumas peças que só vamos entender o porque depois. Mas tudo tem seu momento certo e sua razão de ser.
Estou misteriosa demais né, mas prometo que nas próximas postagens conto tudinho pra vocês.
Dei uma passadinha pra contar que finalmente está nas bancas a Revista " Coleção Trabalhos em Garrafas PET" da Minuano com a publicação dos meus trabalhos.
Gente, fiquei tão feliz. Foi uma injeçao de ânimo para retornar a minha vida artesanal.
Não deixem de conferir.
Beijos

VEJA TAMBÉM:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...