quarta-feira, 11 de maio de 2011

3° DICA DE RECICLAGEM (3 R'S)

RECICLAGEM DE ALUMINIO
Esclareça suas dúvidas em relação à reciclagem de alumínio através de dicas úteis que desmentem alguns mitos e facilitam o processo de separação do material, contribuindo com a preservação do Planeta.

Fique atento:

1 - Por que é importante reciclar o alumínio?
Porque a reciclagem do alumínio traz benefícios para o meio ambiente e para o País, pois economiza matéria-prima, energia elétrica e reduz o volume de lixo enviado aos aterros sanitários. Além disso, gera renda permanente para milhares de pessoas, reduzindo o impacto social do desemprego.
2 - O que deve ser feito com as embalagens descartáveis, a exemplo das quentinhas?
Preferencialmente, deve-se lavar essas embalagens para que sejam retirados os resíduos de alimentos. Depois disso coloque-as junto com os demais metais, ou então entregue-as em um posto de coleta seletiva, ou mesmo para algum sucateiro que recolha esse material próximo da sua casa.
3 - Como identificar as latas que de fato são de alumínio?
Há algumas maneiras. Geralmente, as latas de alumínio estão identificadas por dois símbolos impressos no rótulo, que já são um padrão utilizado pelas indústrias: um deles é o “AL” circundado por duas setas, e o outro é a figura de uma lata, com a inscrição “Recicle Alumínio”. Caso não haja nenhum desses símbolos e você permaneça com dúvidas, pode utilizar um ímã, se ele prender no metal, a lata não é de alumínio.
4 - Vale a pena reciclar somente uma lata?
Sim. Vale a pena reciclar qualquer que seja a quantidade de latas. Para se ter noção, a reciclagem de uma única latinha de alumínio pode economizar energia elétrica suficiente para manter ligado um aparelho de TV durante três horas.
5 - Como a lata deve ser preparada para a reciclagem?
A lata é 100% reciclável, ou seja, não é necessário retirar nenhuma parte dela para a reciclagem, nem mesmo o anel. Para facilitar o processo de reciclagem, a lata deve estar vazia e livre de impurezas (tais como restos de comida, de papel, pontas de cigarros, dentre outros resíduos).
6 - O que mudou com a entrada das latas nos processos de reciclagem?
As latas ajudaram a organizar o ciclo da reciclagem, desde a coleta da lata vazia até sua transformação em nova lata. Além disso, incentivou o surgimento de mercados alternativos (como a fabricação de prensas especiais para latas) e a modernização de fornos industriais para refusão de sucata, gerando mais empregos e remuneração mais justa para os catadores de rua.
7 - O lacre da lata é mais valioso que a lata em si?
Não, isso é uma lenda urbana. A sucata é paga de acordo com o peso, não importando se é o corpo ou o lacre da lata. Portanto, o valor é exatamente o mesmo

Um comentário:

  1. Oi querida. Obrigada pela visita e doce recadinho. Também vou te seguir, mas antes fuxicar no teu lindo blog. Beijos e que Deus abençoe.

    ResponderExcluir

VEJA TAMBÉM:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...